Como Criar Uma Aplicação PHP 8.3 Rodando no Nginx em um Container Docker

6 de março de 2024
Joao Rangel

No mundo do desenvolvimento web, a eficiência e a flexibilidade são chaves para o sucesso. É por isso que a combinação de PHP 8.3, Nginx e Docker se tornou uma escolha popular para desenvolvedores que buscam desempenho, segurança e escalabilidade. Neste post, vamos mergulhar nas etapas de como você pode criar uma aplicação PHP 8.3, rodá-la no servidor web Nginx dentro de um container Docker, e como a Hcode Class pode ser sua aliada nesse processo de aprendizado.

Por que PHP 8.3, Nginx e Docker?

PHP 8.3 traz melhorias significativas em termos de desempenho e segurança para suas aplicações web. Nginx, conhecido por sua leveza e eficiência em servir conteúdo estático e gerenciar múltiplas conexões simultâneas, é o servidor web perfeito para aplicações PHP. Docker, por sua vez, simplifica a implantação de suas aplicações em qualquer ambiente, garantindo que elas rodem da mesma forma, independentemente do local.

Passo a Passo Para Criar Sua Aplicação

1. Preparando o Ambiente Docker

Primeiro, você precisa ter o Docker instalado em sua máquina. Após a instalação, crie um arquivo chamado Dockerfile no diretório raiz do seu projeto. Este arquivo deve conter as instruções para construir a imagem do seu container, incluindo a instalação do PHP 8.3 e do Nginx.

FROM php:8.3-fpm
RUN apt-get update && apt-get install -y nginx
COPY . /var/www/html
COPY nginx.conf /etc/nginx/nginx.conf
CMD ["nginx", "-g", "daemon off;"]

2. Configurando o Nginx

Crie um arquivo nginx.conf no diretório raiz do seu projeto com a configuração necessária para servir sua aplicação PHP.

server {
   listen 80;
   server_name localhost;
   root /var/www/html;
   index index.php index.html;
   location / {
       try_files $uri /index.php$is_args$args;
   }
   location ~ \.php$ {
       fastcgi_pass php:9000;
       fastcgi_index index.php;
       fastcgi_param SCRIPT_FILENAME $document_root$fastcgi_script_name;
       include fastcgi_params;
   }
}

3. Construindo e Rodando o Container

Após configurar o Dockerfile e o nginx.conf, utilize o Docker Compose para construir e iniciar seu container. Crie um arquivo docker-compose.yml:

version: '3'
services:
 web:
   build: .
   ports:
     - "8080:80"

Execute o comando docker-compose up para construir e iniciar o container. Sua aplicação agora está acessível em http://localhost:8080.

Aprofunde Seus Conhecimentos com a Hcode Class

Quer dominar PHP 8, Docker e muitas outras tecnologias? A Hcode Class é a plataforma de cursos online que você precisa. Com apenas uma assinatura, tenha acesso a um vasto catálogo de cursos, incluindo PHP 8, Docker e muito mais. Nossos cursos são projetados para todos os níveis, do iniciante ao avançado, garantindo que você tenha o conhecimento necessário para levar suas habilidades de desenvolvimento para o próximo nível.

Não perca tempo! Acesse agora a Hcode Class e comece sua jornada de aprendizado com os melhores especialistas do mercado.

Conclusão

Criar uma aplicação PHP 8.3 rodando no Nginx dentro de um container Docker pode parecer desafiador, mas com os passos certos, você verá que é uma tarefa totalmente alcançável. E com a Hcode Class, você tem um aliado de peso para se aprofundar ainda mais nas tecnologias que estão moldando o futuro do desenvolvimento web.

Inove, crie e aprenda com a Hcode Class – a sua plataforma de cursos online para o mundo tech.

Hcode: Utilizamos cookies para a personalização de anúncios e experiências de navegação dentro de nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com as nossas Política de Privacidade.