Nanodegree, você sabe o que é?

Nanodegree, você sabe o que é?

19 de outubro de 2022
Joao Rangel

Quando o mundo muda a educação muda também. É com essa frase que vamos começar este artigo para chamar a atenção para uma das graduações mais interessantes que surgiram hoje em dia: o Nanodegree, que nada mais é do que uma formação direcionada para o mercado de trabalho com foco em competências práticas. Podemos dizer que nanodegree é o futuro dos cursos de especialização.

O termo foi criado pela plataforma de ensino online Udacity, startup do Vale do Silício que começou a operar no Brasil em 2016, mas não são apenas eles que oferecem a possibilidade desta formação online. Os chamados MOOCs – Massive Open Online Courses (em português, Cursos Online Abertos e Massivos) – são disponibilizados por diversas plataformas.

Diferente do ensino tradicional, onde você passa 4 anos estudando matérias úteis e outras nem tanto, a proposta do Nanodegree é que o aluno aprenda apenas habilidades que são altamente valorizadas no mercado em um tempo menor.

Comparado ao ensino tradicional, esse tipo de formação tem um melhor custo-benefício e a maioria das formações deste tipo são online, o que na prática você pode realizar as aulas de acordo com a sua disponibilidade em fazê-las e em vez de receber um diploma, você recebe um certificado.

O mercado reconhece este tipo de formação?

Antigamente as empresas só valorizavam formações tradicionais, mas isso já é passado, principalmente na área de tecnologia. Hoje em dia os gestores de grandes empresas já entendem que conhecimento e aprendizado não ficam apenas presos em livros ou em instituições acadêmicas.

Nos últimos anos houve um crescimento significativo neste tipo de formações curtas, os próprios contratantes estão valorizando este tipo de experiência no currículo.

Uma vez que o Nanodegree é baseado em projetos, o aluno acaba finalizando o curso com um portfólio completo, que representa todas as habilidades que ele adquiriu no programa e se torna uma ferramenta para evidenciar para o mercado de trabalho todo seu aprendizado.

Hcode Lab é um Nanoodegree?

Sim. Nosso programa para desenvolvedores foi desenvolvido para que o aluno tenha uma experiência imersiva num treinamento diferenciado totalmente pensado na formação de profissionais de alta performance.

Ele aprende do básico ao avançado todas as competências mais requisitadas no mercado de desenvolvimento. A ideia é que o aluno ao final de todo o programa tenha uma base sólida e conhecimentos práticos que o tornarão um verdadeiro especialista apto a desenvolver qualquer tipo de trabalho relacionado a área. O aprendizado não fica apenas na teoria, mas também é aplicado no cotidiano do trabalho.

Analisando isso sobre o ponto de vista das empresas, não há nada melhor do que um profissional com o currículo com este perfil. Um especialista que tem habilidades necessárias para desempenhar a função, diminui a necessidade de adaptação e treinamento do profissional, gerando menos custos para a empresa.

Se você se interessou e quer conhecer mais do Hcode Lab, basta acessar: https://www.hcodelab.com.br ou entre em contato com um de nossos representantes pelo WhatsApp, clique aqui.

Até o próximo artigo!

Hcode: Utilizamos cookies para a personalização de anúncios e experiências de navegação dentro de nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com as nossas Política de Privacidade.