O que é ECMAScript? É o mesmo que JavaScript?

1 de agosto de 2022
Ronaldo B.

Já ouviu frases como: “O ECMAScript 2015 foi algo revolucionário.”, “Viu o que o ES8 trouxe de novidade?” ou “Com certeza você precisa ver as novidades desta versão do ECMAScript”. Imagino que alguém já tenha te dito isso alguma vez.

O ECMAScript está realmente ganhando cada vez mais notoriedade, e ele está completamente relacionado com o JavaScript. Contudo, pode ser que fiquemos em dúvida sobre o que de fato é o ECMAScript e qual é sua relação com o JavaScript.

Isso nos motivou a escrever este artigo, onde iremos responder: afinal de contas, o que é o ECMAScript?

Para responder essa pergunta, vamos ter que voltar um pouco no tempo e falar sobre o início da linguagem JavaScript.

De volta para o passado

O JavaScript ou JS, como é conhecido popularmente, foi criado em 1995 por Brendan Eich, enquanto ele trabalhava no Netscape. O nome original da linguagem era Mocha, que ainda foi mudado para LiveScript, antes de a linguagem ser de fato nomeada como JavaScript.

No ano de 1996, com o objetivo de padronizar a linguagem recém criada, a Netspace decidiu juntar o JavaScript à ECMA International. A ECMA (Associação Europeia dos Fabricantes de Computadores) é uma associação que realiza a especificação ou padronização de sistemas da informação.

Com essa junção, foi criado um novo padrão de linguagem, que foi batizado com a união das palavras “ECMA” e “JavaScript”, resultando no nome “ECMAScript”. Desde esse ano, as duas tecnologias andam juntas. Na realidade, ECMAScript é o nome oficial da tecnologia. Entretanto, o nome JavaScript “caiu nas graças da torcida”, que no caso é a comunidade de desenvolvedores, e até hoje a linguagem é mais conhecida por esse nome.

Dias Atuais

Sempre que há uma nova atualização dos recursos do JavaScript, ela é lançada pelo ECMAScript, que pode ser abreviada como ES. É dessa especificação que veio siglas como ES6, ES2015 ou a mais recente especificação, o ES2020 (que com certeza merece um artigo em nosso Blog).

Assim, em poucas palavras, podemos dizer que ECMAScript é uma especificação de linguagem, ou seja, ela define os padrões para uma linguagem de programação, e o JavaScript é a implementação desses padrões.

Gostou deste artigo sobre essa curiosidade da linguagem JavaScript? Se sim, não esqueça de compartilhar com outras pessoas que também irão gostar de acessar esse conteúdo.

Não deixe também de conferir nosso Curso Completo de JavaScript, onde ensinamos as funcionalidades do JavaScript em suas últimas versões por meio de projetos incríveis!

A gente se vê no próximo artigo :)

Hcode: Utilizamos cookies para a personalização de anúncios e experiências de navegação dentro de nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com as nossas Política de Privacidade.