Winget - Instalando programas no Windows 10 através da linha de comando de maneira nativa

22 de julho de 2022
Joao Rangel

Trabalhar com o Terminal é uma habilidade que podemos desenvolver quando trabalhamos com programação. Instalar algum pacote npm, trabalhar com Git ou configurar um servidor, todos esses são trabalhos que precisamos usar o Terminal.

Quando pensamos em instalar programas no Sistema Operacional Windows, geralmente nos vem à mente instalar através de uma interface gráfica. Contudo, no ano passado a Microsoft lançou um novo programa que nos dá a alternativa de realizar a instalação de programas através do Terminal, uma realidade já presente em sistemas Linux. Estamos nos referindo ao Windows Package Manager, ou winget, lançado em maio de 2020.

Neste artigo iremos aprender como instalar esse gerenciador de pacotes nativo do Windows e como podemos usá-lo para instalar, listar e remover programas.

Instalando o Winget

Para utilizar o winget em nosso computador, é necessário que estejamos usando o Windows 10 e que possuamos o aplicativo “Instalador de Aplicativo” instalado; ele está disponível na Microsoft Store.

Instalador de Aplicativo do Windows na Microsoft Store

Temos duas alternativas para ter acesso às últimas novidades deste programa.

Podemos fazer parte do Programa Insiders do Windows de uma forma geral, tendo assim acesso antecipado a qualquer novidade do Windows.

Mas também é possível fazer o download do instalador do Windows Package Manager através do GitHub. Através desse método podemos ter acesso aos últimos recursos adicionados a este gerenciador. Devido a essas vantagens, iremos utilizar esse método.

Para acessar o link dos últimos releases, clique aqui.

Nesta página iremos clicar no arquivo com extensão .appxbundle:

Opção de download da última versão do winget

Ao clicar no arquivo baixado, basta clicar no botão “Install” e a instalação será iniciada:

Instalação do App Installer

Após alguns segundos o Winget estará instalado em nosso computador.

Podemos utilizar o winget por meio do Terminal do Windows. Assim, vamos abrir o aplicativo de Prompt de Comando com permissão de Administrador. Para isso basta clicar com o botão direito no ícone do aplicativo e então clicar em Mais > Executar como administrador:

Abrindo Prompt de Comando como Administrador

Para saber se a instalação ocorreu com sucesso, podemos digitar winget e pressionar Enter. As seguintes informações devem ser exibidas:

Verificando se o winget foi corretamente instalado

Para saber a versão do winget instalada, podemos executar winget --version:

Verificando versão do winget

Instalando Programas

Para instalar programas, também chamados de pacotes, precisamos primeiramente descobrir se eles estão disponíveis através do winget.

Para isso usamos o comando winget search. Imagine por exemplo que desejamos instalar o Git em nosso computador. Para descobrir se ele está disponível pelo winget, podemos executar o comando winget search git. Será retornada uma lista de pacotes disponíveis:

Procurando pelo Git no winget

Note que há muitos pacotes que possuem “git” em seu nome. Contudo, o Git que procuramos é o primeiro da lista. Além do nome do pacote, é necessário dar atenção ao seu ID, que está na segunda coluna da lista. Essa informação é muito importante para instalar e desinstalar os programas. No caso do Git, como podemos ver na imagem acima, o ID é “Git.Git”.

Dessa forma, para realizar a instalação do Git, devemos executar winget install Git.Git.

O Windows dará início ao processo de download e instalação do Git, mostrando até mesmo as janelas de instalação:

Janela de instalação do Git

Ao fim da instalação veremos uma mensagem de confirmação sobre o novo pacote adicionado ao Sistema Operacional:

Mensagem de confirmação da instalação dos pacotes

Para confirmar que a instalação ocorreu corretamente, podemos executar git --version:

Versão do Git instalada

Processo muito interessante, não é mesmo?

Listando Programas

Um novo recurso que está sendo testado no winget envolve a possibilidade de listarmos os programas já instalados, através do comando winget list.

Contudo, ao utilizar esse novo comando, é importante lembrar de duas coisas: 1) ele está disponível apenas a partir da versão 0.3 11102 do winget; e 2) por ser atualmente um recurso experimental, é possível que esse comando sofra alterações no futuro.

Para fazer uso desse comando, precisamos habilitá-lo no arquivo de configuração do winget. Podemos abrir esse arquivo por executar winget settings:

Comando winget settings

O Windows então irá abrir o arquivo settings.json no editor padrão de seu Sistema Operacional. Se não houver um editor de texto padrão definido, será usado o Notepad.

Será necessário adicionar a chave experimentalFeatures, informando que o comando list está habilitado, através de um booleano:

"experimentalFeatures": {
	"list": true
}
Configurações no Visual Studio Code

Após salvar esse arquivo podemos voltar no Terminal e executar winget list. A seguir iremos ver uma lista com os programas instalados e também seus respectivos IDs, incluindo o recém adicionado Git:

// Lista de programas instalados

Algo interessante é que o ID do Git agora é “Git_is1”. Essa informação será necessária para a próxima operação que iremos realizar.

Excluindo Programas

O comando para desinstalar programas através do winget é winget uninstall. Esse comando também é experimental. Dessa forma, também precisamos adicioná-lo ao arquivo settings.json, da mesma forma que fizemos com o list:

"experimentalFeatures": {
	"list": true,
	"uninstall": true
}
Arquivo settings.json

Para realizar a exclusão do Git, vamos precisar informar seu ID registrado no winget. Assim, o comando de desinstalação ficará da seguinte forma:

winget uninstall Git_is1

A janela de desinstalação do Windows será exibida:

Janela de desinstalação do Git

Ao fim deste processo, veremos a seguinte mensagem:

Confirmação de desinstalação de um programa

Essa mensagem confirma que a remoção do pacote do Git ocorreu com sucesso.

Conclusão

Com os comandos apresentados neste artigo podemos gerenciar nossos programas através da linha de comando no Windows.

Se desejar acompanhar a explicação em vídeo, veja a edição #85 de nosso programa semanal no YouTube, o Hcode Café.

Eles podem ser aplicados em qualquer programa que desejarmos instalar. Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender o que é o Windows Package Manager e como usá-lo no dia a dia, o que poderá te ajudar a aprimorar uma habilidade cada vez mais necessária para todos os programadores: executar comandos no Terminal.

Até o próximo artigo! :)

Hcode: Utilizamos cookies para a personalização de anúncios e experiências de navegação dentro de nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com as nossas Política de Privacidade.