Conhecendo Chocolatey: o Gerenciador de Pacotes do Windows

1 de agosto de 2022
Ronaldo B.

Você tem o costume de usar o Terminal do seu computador? Gosta de fazer isso? Se você possui uma máquina Linux ou Mac, provavelmente está acostumado a usá-lo. Contudo,  entre os usuários do Sistema Operacional Windows, não é muito comum usar o Prompt de Comando.

Quando precisamos realizar o download de algum programa, estamos acostumados a ir até o site dele e seguir o passo a passo de instalação, o famoso “Next Next Finish”. Entretanto, quando começamos a programar, aprendemos a usar o Terminal para realizar o download de pacotes ou bibliotecas. E percebemos que isso pode nos ajudar bastante, principalmente na questão da praticidade.

Agora, imagine que pudéssemos ir além, e conseguíssemos baixar programas ou aplicativos em nosso Sistema Windows usando a linha de comando. Seria incrível, não é mesmo? E isso é possível! Através do Chocolatey, o Gerenciador de Pacotes do Windows. Nesse artigo iremos aprender a instalá-lo e configurá-lo em nosso computador.

Instalando o Chocolatey

Você pode acessar o site do Chocolatey clicando aqui.

Para realizar a instalação dele, iremos usar o PowerShell do Windows. Para encontrá-lo, abra o Menu Iniciar e digite “PowerShell”. Após encontrar o ícone dele, clique com o botão direito e escolha a opção “Executar como administrador”, como podemos ver abaixo:

PowerShell no Menu Iniciar

Para que a instalação consiga ocorrer, precisamos fazer uma verificação: se a Política de Execução de nosso Terminal nos permite executar scripts ou realizar o download de programas e pacotes. Para realizar essa verificação, execute o seguinte comando:

Get-ExecutionPolicy

Se o retorno for igual a “Restricted”, precisaremos alterar essa configuração. Faremos isso executando o seguinte comando:

Set-ExecutionPolicy AllSigned 

Ele já deve resolver a questão. Contudo, se não funcionar, execute o abaixo:

Set-ExecutionPolicy Bypass -Scope Process

Após isso, vamos fazer a instalação do Chocolatey usando este comando:

Set-ExecutionPolicy Bypass -Scope Process -Force; [System.Net.ServicePointManager]::SecurityProtocol = [System.Net.ServicePointManager]::SecurityProtocol -bor 3072; iex ((New-Object System.Net.WebClient).DownloadString('https://chocolatey.org/install.ps1'))

Comando um tanto grande, não é mesmo?

Depois que o download encerrar (ele pode levar alguns segundos), iremos verificar se o Chocolatey foi corretamente instalado usando o comando choco -?. Ele irá retornar algumas opções que o Chocolatey nos oferece e por fim mostrará a versão que foi instalada, como podemos ver abaixo:

Versão do Chocolatey sendo exibida no PowerShell

Usando o Chocolatey

Para usar o Chocolatey, iremos utilizar o mesmo padrão de outros Gerenciadores de Pacotes ou Dependências, como o Homebrew, npm ou o conjunto de ferramentas apt. Nós iremos usar o comando choco install e em seguida o nome do pacote que queremos instalar. Podemos encontrar uma lista de todos os pacotes que o Chocolatey possui clicando aqui.

Vamos fazer um exemplo: iremos instalar o Git usando o Chocolatey

Pacote do Git sendo exibido no site do Chocolatey

A página nos informa que devemos executar o comando choco install git. Vamos fazer isso em nosso PowerShell. Ele talvez nos faça algumas perguntas, basta responder sim para elas.

Após o download, veremos o seguinte resultado:

Resultado do download do Git no PowerShell

E se executarmos git --version, veremos o seguinte:

Versão do Git sendo exibida no PowerShell

Vemos que o Git foi instalado em nossa máquina corretamente! E o melhor: não foi necessário ir até o site dele, baixar um executável e instalar por meio de uma interface gráfica. Fizemos tudo isso pelo Terminal, com um único comando. Sem dúvidas muito prático, não é mesmo?

Uma outra vantagem em usar o Chocolatey é a questão dos programas que usam outros como dependência para poder funcionar. Exemplos: programas como MySQL Workbench, XAMPP ou Visual Studio Code usam os Pacotes Redistribuíveis do Visual C++ como dependência. Eles precisam desses pacotes para funcionar, e você talvez já tenha encontrado problemas ao instalá-los. O Chocolatey faz o download automático desses programas obrigatórios e já configura tudo para nós. Ele faz a configuração de tal forma que nós precisamos apenas abrir o programa desejado e ele já estará pronto para ser usado, nos poupando de muita dor de cabeça.

Seguindo o padrão que vimos acima, se desejarmos procurar por algum pacote, podemos usar o comando choco search. Ele irá retornar quantos pacotes encontrou com base no que informarmos para ele pesquisar.

Outro recurso interessante é o uso do comando choco upgrade. Ele atualiza um ou mais pacotes para sua versão mais atual, realizando um verdadeiro “upgrade” em qualquer programa.

E por fim, se desejarmos desinstalar algum programa, basta executar choco uninstall e informar o nome dele. Apenas um detalhe: esse comando só irá funcionar com pacotes que instalamos com o Chocolatey. Isso significa que ele possivelmente não irá identificar os outros programas que já tivermos instalado antes, sem o choco install.

Conclusão

Ao trabalhar com o Desenvolvimento Web, desejamos que processos repetitivos se tornem cada vez mais ágeis, e isso inclui o download e instalação de programas. Se desejar otimizar esses processos, use o Chocolatey, ele realmente nos ajuda bastante a ganhar um tempo valioso, que podemos usar para continuar desenvolvendo projetos para a Web.

Até o próximo artigo :)

Hcode: Utilizamos cookies para a personalização de anúncios e experiências de navegação dentro de nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com as nossas Política de Privacidade.