Instalando e Configurando o Git no Windows, Linux e Mac

1 de agosto de 2022
Ronaldo B.

Steve Jobs uma vez disse: “Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, e sim por uma equipe”. É verdade que quando programamos não estamos necessariamente no mundo dos negócios, mas podemos aplicar o princípio citado nessa frase: quando trabalhamos em equipe, somos mais fortes e podemos fazer coisas incríveis.

O trabalho em equipe é muito presente no mundo do Desenvolvimento Web. Por exemplo: pense 1) nos times de programação em empresas, 2) equipes que trabalham de maneira remota ou 3) nos tão falados projetos open-source, ou seja, projetos de código aberto, onde programadores de várias partes do mundo podem contribuir com seus códigos. Tudo isso envolve trabalho em equipe. E há uma tecnologia que ajuda esse trabalho a ser possível e também simples. Estamos falando do Git.

O que é Git?

Git é um sistema de controle de versão. Com essa ferramenta nós podemos compartilhar as alterações que realizamos nos projetos que trabalhamos, tornando assim mais simples o trabalho em grupo.

Além disso, ele permite que adicionemos o nosso projeto a um repositório na nuvem, o que nos deixa bem mais tranquilos, pois não precisamos ficar nos preocupando com backups dos arquivos, visto que o nosso código fica bem seguro.

Ele foi criado por Linus Torvalds, o mesmo criador do Linux. Hoje, o Git é muito usado pela grande maioria das empresas, e o conhecimento desta tecnologia é muitas vezes requisito para uma vaga de emprego. Vemos assim que aprender o Git pode ser um diferencial em nosso currículo.

Nesse artigo iremos aprender a realizar a instalação do Git nos Sistemas Windows, Linux e Mac.

Instalação do Git

O site oficial do git é o git-scm.com

Ao acessar a página inicial, iremos ver uma opção de Downloads, como mostra a imagem abaixo:

Página inicial do site do Git

Ao acessar essa página, veremos as opções de Sistemas Operacionais:

Página de downloads do site do Git

Iremos falar agora sobre como instalar o Git em cada uma das opções dessa página.

Windows

Para realizar o download do Git para o Windows, podemos utilizar o processo “tradicional”, que envolve baixar um executável e instalar o Git através de uma interface gráfica, usando o famoso “Next Next Finish”. Contudo, nós iremos usar uma ferramenta muito interessante chamada Chocolatey. Nós ensinamos sua instalação neste artigo: Conhecendo Chocolatey: o Gerenciador de Pacotes do Windows

Para instalar o Git usando o Chocolatey, iremos abrir o PowerShell ou o Prompt de Comando do Windows e executar choco install git.

Após esse comando ser executado, podemos verificar a versão do Git com outro comando:

git --version

Se a versão for retornada, significa que a instalação foi bem sucedida.

Antes de realizarmos qualquer operação com o Git, é importante lembrar como ele funciona durante o trabalho. O processo de uso do Git consiste basicamente em três passos:

1 - Realizamos uma alteração em um ou mais arquivos em nosso projeto.

2 - Informamos que fomos nós quem realizou a mudança.

3 - Adicionamos essas alterações ao nosso repositório remoto, que fica na nuvem.

Para realizar esse processo precisamos como que “assinar” que aquela alteração foi feita por nós, assim como um engenheiro civil assina a planta de uma casa.

Podemos dizer que para o Git nossa “assinatura” consiste em nosso email e nosso nome. Para configurar essas credenciais, iremos executar os dois comandos abaixo:

git config --global user.name "Anthony Rafael"
git config --global user.email "[email protected]"

Note que em ambos os comandos nós usamos a flag “--global”, o que define que essa configuração de nome e email será aplicada em todo o meu computador. Isso significa que todo projeto Git que iniciarmos já possuirá essa configuração definida por padrão.

Linux

Para fazer a instalação do Git no Linux, iremos primeiro realizar a atualização dos pacotes que já temos instalados, com o seguinte comando:

sudo apt-get update

Daí, iremos instalar o Git com o comando abaixo:

sudo apt-get install git

Com isso o Git será adicionado à nossa máquina. Será necessário definir a mesma configuração de nome e email:

git config --global user.name "Anthony Rafael"
git config --global user.email "[email protected]"

Mac

Para o download com o Mac, iremos fazer uso do Homebrew, outro ótimo Gerenciador de Pacotes. Iremos executar o seguinte no Terminal:

brew install git

Após concluir a instalação, iremos realizar a configuração de nossa "assinatura" também no Mac:

git config --global user.name "Anthony Rafael"
git config --global user.email "[email protected]"

Conclusão

Agora estamos prontos para usar o Git em nossos projetos, seja no Windows, Linux ou Mac. Como falamos no início, grandes equipes podem realizar coisas incríveis, e o Git nos ajuda a trabalhar em grupo. Não iremos nos arrepender em usar o Git, pois o conhecimento dessa ferramenta poderá abrir portas para nós, seja para trabalhar em alguma equipe de desenvolvedores, seja para ajudar em grandes projetos de código aberto.

Obrigado por ter lido até aqui e até o próximo artigo :)

Hcode: Utilizamos cookies para a personalização de anúncios e experiências de navegação dentro de nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com as nossas Política de Privacidade.